segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Curiosidades sobre a Soma


Esta curiosidade foi feita exclusivamente para você que acompanham meu blog.

Imagina você somando numa velocidade incrivelmente rápida,  pois é vou ensinar um macete para vocês que é muito legal.  Você poderá ensinar  para seu amigos e também para quem  da aulas poderá  ensinar  para seus alunos.
Primeiramente você vai mandar um aluno dizer um número, depois outro e assim por diante o tanto de números você quiser.





Vamos supor que seus alunos escolheram os números 2 4 6 8, então formamos o primeiro número. Agora você poderá pedir para que eles escolham mais quatro números, já que no primeiro eles escolheram quatro. Neste exemplo eles iriam escolher 3 4 3 1 agora você tem que tomar muito cuidado, pois agora terá que colocar números que somados resultam nove. Nas letras em azul do exemplo são os números que somados com os números de cima tem com resultado nove. Como em cima eu tinha 3 então pra chegar em nove eu preciso de 6, no 4 eu preciso de 5 e assim por diante. Fechando a chave você poderá novamente pedir para eles escolherem mais quatro números aleatoriamente, neste caso eles escolheram 2 3 4 7, agora temos que fechar a chave com nove.  Na primeira casa temos 2 para cegar em nove precisamos de 7 e assim por diante. Agora você poderá fazer a sua mágica. Você tira dois de 8 da primeiro linha e coloca o resultado em baixo. 8 – 2 = 6 (que se encontra num tom meio avermelhado no esquema acima) e repete os demais números que sobraram, neste caso foram o 2 4 6 e coloca o dois que você tirou do 8 na frente de todos os números que sobraram  , obtendo como resposta 22.466. Agora você poderá somar esta conta mais seus alunos para vê se vocês acertaram a conta. Garanto que eles vão ficar impressionados com o que viram.

Mas se em vez de duas chave formando nove fosse três, então em vez de descontar no resultado final 2 você descontaria  três.  Mas vocês poderiam perguntar assim e se não desse para tirar o dois se fosse um número menor do que dois, vamos supor se fosse o número 1 em vez de 8, sendo assim  em vez de você tirar 2 de um você tiraria de 61.

Se ficar alguma dúvida deixe seu comentario que tentarei sanar sua dúvida. Beleza


Nenhum comentário:

Postar um comentário