sábado, 26 de janeiro de 2013

Aprenda Subtrair sem Complicações


Vou apresentar a vocês uma maneira diferente de realizar a Subtração. Essa técnica é de    grande importância, pois a possibilidade de erro é de 0%. Aprendi esse macete matemático com o professor Marcio Barbosa.

Para você que quer realizar uma operação de forma rápida e sem a possibilidade de erros veio ao lugar certo. Vou tentar fazer um esquema o mais simples possível para melhor compreensão.

A técnica é a seguinte.


  A definição é essa, vamos lá. 1 para 6 faltam 5, 3 para 5 faltam 2, 6 para 2 sobram 4, 5 para três sobram 2 e 8 para 5 sobram 3. Quando falamos a palavra falta colocamos o sinal de menos e quando falamos a palavra sobra colocamos o sinal de mais. Em Seguida colocamos o número -1 na primeira casa, no nosso caso de baixo do número 3 e 10 no último número, neste exemplo debaixo do menos 5, e no meio recheamos de 9. Agora é só subtrair ou somar de baixo para cima. Vamos lá. 10 menos 5 restam 5, 9 menos 2 restam 7, 9 mais 4 é igual a 13, neste caso vai um em cima do dois ou 9 e somando novamente 9 mais 2 mais 1 é igual 12 também vai um em cima do três e finalmente 3 mais 1 menos 1 é igual a 3.

      Portanto existem horas que temos que fazer uma conta com muitos números em pouco tempo ou até mesmos nos concursos que dão uma conta enorme para ser calculado em pouco espaço. 
     Se você não tiver entendido, deixe o seu comentário que eu explicarei outro exemplo, lembrando que este método funciona para qualquer subtração e qualquer tamanho. Valeu



Nenhum comentário:

Postar um comentário